Agricultura

Produtividade com redução de desperdícios e impactos ao meio ambiente

A Agropecuária Zuca Sobral trabalha de forma consciente, e vem, durante os anos, implementando procedimentos para assegurar a viabilidade e sustentabilidade de sua produção Agrícola.

Conta com o apoio de engenheiros, técnicos e pesquisadores da CAPAL e EMBRAPA para controlar e garantir a fertilidade do solo, manejo das culturas, manutenção de doenças de pragas, controle de ervas, necessidade de irrigação e demais processos relativos ao bom cultivo.

Soja

Grão milenar, de origem chinesa, rica em sua versatilidade e retorno econômico.

Dentre suas opções de uso, temos a indústria alimentícia, sendo utilizado para produção de chocolate, temperos prontos, massas, carnes e outros alimentos compostos, sendo uma forte fonte de proteína vegetal. Além do uso na alimentação humana, a soja é utilizada na nutrição animal, na produção de óleo vegetal e biocombustíveis.

Feijão

Este foi o primeiro grão a ser cultivado pela Agropecuária Zuca Sobral.

O Brasil é o maior produtor mundial do produto e, graças a EMBRAPA, está em constante aprimoração, a fim de que seus métodos de plantio e beneficiamento sejam melhores aproveitados.

O feijão faz parte da alimentação base do brasileiro, seu consumo se iniciou pelos indígenas, junto com a farinha de mandioca, sendo conhecido por eles como “comanda".

Triticale

O triticale é um grão originado do cruzamento do trigo e centeio. Por possuir um valor proteico superior ao milho, e outros grãos, sua principal destinação é a produção da ração animal. A cultura do Triticale é invernal, e valorizada por aumentar a palhada da terra, o que auxilia a adubação natural, decaindo a lixiviação da mesma.

Milho

O milho atualmente é a cultura mais produzida no mundo, estando o Brasil no 3º lugar no ranking mundial de produção. Sua magnitude se dá a sua diversidade de aplicação, sendo base em diversas outras cadeias produtivas, sendo empregado na alimentação de aves, suínos, bovinos e também humana, e também para produção de biodiesel.

Tem forte papel na rotação de culturas, pois produz uma grande quantidade de palha que auxilia na proteção do solo, reciclagem de nutrientes e no incremento de matéria orgânica no solo.

Sorgo

Apesar de ser fortemente conhecido por sua utilização na alimentação animal, o sorgo também serve de matéria-prima para o alimento humano. Em pesquisa realizada, a Embrapa, selecionou genótipos (variedades) do cereal que contêm altos teores de ferro, zinco, proteínas, fibras e vitamina E, além de detectar a presença de compostos fenólicos com alta capacidade antioxidante, os quais podem auxiliar no combate a doenças crônicas como a obesidade, o diabetes e o câncer.

A produção do Sorgo está em quinto lugar no ranking mundial, sendo uma das principais culturas do Brasil. De modo geral, os sorgos são classificados em 5 grupos:

  • Granífero: possui maior expressão econômica, e após sua colheita, o restante da planta pode ser usado como feno, pastejo ou incorporado ao solo;
  • Sacarino: é apropriado para silagem e/ou para produção de açúcar e álcool;
  • Forrageiro: utilizado principalmente para pastejo, complemento alimentar para gado, fenação e cobertura morta;
  • Vassoura: sua principal característica é a panícula em forma de vassoura, as outras partes da planta podem ser utilizadas na alimentação animal, e;
  • Biomassa: destinado à produção de energia, pode ser utilizado em usinas termelétricas e em indústrias.
Entre em contato conosco: (11) 9.9931-5108